Título: Haicais entre quatro paredes
Autor: Zuleika dos Reis
Gênero literário: Poesia | Haicai
Editora: Telucazu Edições
Ano da publicação: 2024
Número de páginas: 64
ISBN: 978-65-86928-97-6
Sobre o livro:
Haicais Entre Quatro Paredes
Zuleika dos Reis é uma poeta que se confunde com a própria história do haicai entre nós.
Decana do Grêmio Haicai Ipê, primeira agremiação de haicai tradicional em português, ela está presente em seu manual de composição, o incomparável “Introdução ao Haicai” e na kigologia (lista de termos de estação) Natureza – Berço do Haicai, de H. Masuda Goga e Teruko Oda. Seus poemas ajudaram a firmar o haicai no Brasil, o que ela tenta abrandar, humildemente, na introdução ao livro, mas, como diz um proverbio sueco, “Onde existe modéstia, existe virtude”.
Este livrinho (minha forma carinhosa de tratar livros deste gênero de poesia que amo) é uma descoberta e uma angústia. Descoberta, porque o lemos rindo e nos arrepiando com tamanha capacidade da autora de captar a vida em torno dela; angústia, pois o coração bate cada vez mais apertado, na triste expectativa que ele irá...acabar! É um livro que a gente não quer que tenha fim!...
Temos uma amostra da vida haicaística de Zuleika, de 1990 até hoje, com haicais admiráveis pela amplitude e acuidade de seu olhar e a riqueza simples de seu estilo, econômico em pontuação, claro e suave. Se vale a releitura, imagine a leitura!
Flores do ipê.
Até o cachorro cego
parece feliz.
[Carlos Martins, haicaísta]
Sobre a autora:
Paulistana, frequentou o Grêmio Haicai Ipê durante a década de 1990, em tempos do sempre saudoso Professor Goga. Em 2008 publicou Flores do outono, pela Editora Arte Paubrasil, livro que, embora seguindo a estrutura métrica do tanka, no rigor do termo não pode ser assim classificado. Participa de As quatro estações (1991), da Antologia do haicai latino-americano (1993), ambas publicadas pela Aliança Cultural Brasil-Japão / Massao Ohno Editor, também de Natureza – berço do haicai (kigologia e antologia), 1.ª edição em 1996, livro referência para haicaístas, organizado por H. Masuda Goga e Teruko Oda, em 2021, da antologia As mulheres poetas na literatura brasileira, pela Editora Arribaçã, organização de Rubens Jardim. Faz parte do grupo on-line “O Zen do Haicai”, coordenado por Carlos Martins.