PRÉ-VENDA
Edição comemorativa dos 82 anos do tradutor desta obra, Massami Uyeda, em primeira tiragem de 82 exemplares numerados.
Lançamento: 28 de novembro de 2024.
Envio após essa data.
Título: Meng Chiangu Nü: A Lenda da Grande Muralha
Tradutor: Massami Uyeda
Gênero literário: Lenda Chinesa
Editora: Telucazu Edições
Ano da publicação: 2024
Número de páginas: 144
ISBN: 978-65-86928-07-5
Sobre a obra:
A construção da Muralha da China tem sua importância histórico-cultural, como um monumento que celebra a grandiosidade do ser humano, no sentido de, durante mais de 2.000 anos, tempo necessário para sua edificação, com seus mais de 8.000 km de extensão (há quem diga 21.000 km), com o sacrifício de milhares de vidas humanas, posto que erigida no topo de montanhas, desafiando alturas consideráveis, nas fímbrias de desfiladeiros, gargantas, aclives e declives, a Muralha da China marca a história e a formação do povo chinês.
E, tanto quanto a construção, a obra literária “A lenda da Grande Muralha”, nascida do imaginário coletivo popular, reverbera o sofrimento dos familiares das vítimas sacrificadas, expressado no sentimento de luto e tristeza da jovem Meng Chiang Nü, em busca do corpo de seu marido, que por ter um nome auspicioso “Wan Hsiliang”, sendo “Wan” designativo de 10.000 (dez mil, maior referência unitária numérica), significando o nome latino “Maximus”, e “Hsiliang” como “Perfeição Feliz” , correspondente a “Felicius”, foi prognosticado pelos adivinhos e conselheiros do Imperador Ch’in Shih Huangti como oferenda propícia a ser oferecida em sacrifício aos deuses das montanhas, a fim de aplacar sua ira e possibilitar a construção sem os desmoronamentos que, até então, se sucediam e inviabilizavam a construção.
“A lenda da Grande Muralha” é, pode-se dizer, uma pequena grande obra. Trata-se de uma narrativa que apresenta as nuances da alma humana, no que tem de mais nobre e de mais abjeto.
Esta pequena grande obra, emanada do imaginário coletivo chinês, se alteia em grandeza aos grandes épicos da literatura mundial.
Sobre o tradutor:
Massami Uyeda, filho de Ichiro Uyeda (natural de Awaji-shima, Província de Hyogo, chegada no Brasil - 1928) e de Sizue Uyeda (natural de Saga, Província de Saga, chegada no Brasil - 1917), nasceu em Lins - SP em 28 de novembro de 1942. Casado com Emico Uyeda, é pai de Massami e Mariana, sogro de Silvia e Celso e avô de Ana, Gabriel, Júlia e Ellen. Graduado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de São Paulo (1962-1966), com Mestrado e Doutorado em Direito na Universidade de São Paulo (1984-1987). Obtenção do título de Mestre em Direito (USP), em 1988, com a dissertação: "Da Desistência da Desapropriação" (Ed. Juruá) e do título de Doutor em Direito (USP), em 1994, com a tese "Da Competência em Matéria Administrativa” (Ed. Ícone). Pós-Graduado ("lato sensu") pela Escola da Magistratura Francesa de Paris, em 1997 com o trabalho de encerramento: “Da Função Administrativa no Direito Comunitário Europeu" (obra coletiva "Direito Comunitário Europeu", Ed. Juarez de Oliveira). Dentre suas atividades profissionais, foi Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo (1970-1977), Juiz de Direito; Juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil; Juiz do Tribunal de Alçada Criminal e Desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo (1978-maio 2006) e Ministro do Superior Tribunal de Justiça - Brasília (junho 2006-novembro 2012). Também foi Professor de Direito na Faculdade de Direito de Bauru (1976/1983); na Faculdade de Direito de São Carlos (1975/1976); na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1993/1994); na Faculdade de Direito de Osasco (1997); na Faculdade de Direito da FAAP (2002/2005); na Faculdade de Direito da FADISP (2002/2005), na Faculdade de Direito da UNIP (2000/2020); Professor Orientador de Direito Administrativo no Curso de Preparação de Ingresso na Magistratura na Escola Paulista da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo (1993/1994) e Coordenador do Curso de Direito Público na Escola Paulista da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo (2000/2002). Atualmente atua como advogado; árbitro e consultor jurídico.
Obras publicadas:
- Da Desistência da Desapropriação - (Editora Juruá)
- Da Competência em Matéria Administrativa - (Editora Ícone)
- Da Função Administrativa no Direito Comunitário Europeu- (Editora Juarez de Oliveira)
Condecorações e Honrarias:
- Ordem do Sol Nascente - Estrela de Ouro e Prata (ordem criada pelo Imperador Meiji, do Japão em 1875), outorgado no Outono de 2016 pelo Imperador Naruhito e recebida na Embaixada do Japão, em Brasília (janeiro de 2017)
- Grão Cruz da Ordem do Ipiranga - Estado de São Paulo
- Grão Cruz da Ordem do Anhanguera - Estado de Goiás
- Grão Cruz da Ordem do Zumbi dos Palmares - São Paulo
- Grande Oficial da Marinha e Medalha Almirante Tamandaré - Brasília
- Comendador do Exército e Medalha do Pacificador Duque de Caxias
- Grande Oficial do Superior Tribunal Militar
- Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Colar do Mérito do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo
- Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Federal de Deputados
- Colar do Mérito Brigadeiro Faria Lima do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
- Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
- Medalha de Reconhecimento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
- Medalha Benfeitor da Humanidade Albert Sabin - Câmara Municipal do Rio de Janeiro
- Título de Cidadão Benemérito de Lins - SP
- Título de Cidadão Honorário de São Paulo - SP
- Título de Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro e Medalha Tiradentes
- Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e Medalha Pedro Ernesto
- Título de Cidadão Honorário de Bauru - SP
- Título de Cidadão Honorário de Marília - SP
- Título de Cidadão Honorário de Paranavaí - PR
- Título de Cidadão Honorário de Carmo do Paranaíba - MG
- Título de Cidadão Honorário de Rio Paranaíba - MG
- Troféu Zumbi dos Palmares - 2006 - São Paulo
- Prêmio Ruy Barbosa - Livro sobre a vida de Ruy Barbosa (1950)
- Medalha Governador Carvalho Pinto (1960)